terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

VIDA - um desafio entrópico I

A patologia estuda as doenças, considerando especialmente quantro aspectos - etiologia, patogênese, alterações morfológicas e alterações funcionais.




As células constituem as unidades morfofuncionais dos seres vivos, e compreendendo o que ocorre no nível celular, pode-se entender melhor o comportamento das doenças.

Apesar da dificuldade de se definir DOENÇA, em contraposição a SAÚDE (visto que vários aspectos biológicos e sociais estão envolvidos) , deve-se observar a HOMEOSTASIA celular como um processo dinâmico.

O ambiente estimula permanentemente as células, de forma que VIVER É UM DESAFIO. Um conceito que acompanha este desafio é o da ENTROPIA. Afinal, toda a energia tende a sofrer aumento de entropia ("desorganização" "dissipação"). A homeostase celular depende de gasto de energia e da manuntenção de um espaço celular em um estado de menor entropia em relação ao meio externo.

Um comentário:

  1. Ainda se tem entraves e calorosas discurssões a respeito dos 'sistemas vivos' na questão do "desrespeito" a lei da entropia, dita como fundamental então aplicável a qualquer sistema físico, mas já se tem pesquisas e novidades nessa ária excitante da física, novos conceitos como transferência de entropia ou simplesmente mover a entropia de um sistema para outro.
    http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=fisicos-movem-entropia-sistema-outro&id=010165091019

    ResponderExcluir