sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Anabolizantes detonam os rins


FONTE:
ScienceDaily
(www.sciencedaily.com/releases/2009/10/091029141202.htm)

O uso de esteróides anabólicos ajudam a ganhar massa e força muscular, mas pode DESTRUIR OS RINS.

O uso de esteróides por atletas profissionais é muito comum, embora saibam que prejudiquem a saúde. Os efeitos sobre os rins, no entanto, ainda não são muito bem compreendidos.

Um estudo com 10 fisiculturistas, que usaram esteróides por muitos anos e desenvolveram PROTEINÚRIA e severa redução da função renal, revelou 9 deles desenvolveram GLOMERULOESCLEROSE FOCAL SEGMENTADA, um tipo de cicatrização dos rins.

Esta condição está frequentemente associada à sobrecarga. Os danos renais se assemelham aos observedos em pacientes com OBESIDADE MÓRBIDA, e mesmo mais severa.

A descontinuidade do uso de esteróides permitiu melhora das condições renais (apenas um deles já estava em um estágio de falência e requereu diálise). E um dos fisiculturistas que retomou o uso, sofreu piora no quadro renal.

Acredita-se que o aumento extremo na massa muscular REQUER QUE OS RINS aumentem sua taxa de filtração , submentendo os órgãos à níveis perigososos de estresse. Deve-se observar também o efeito tóxico direto dos esteróides sobre os rins.

O resumo do estudo intitulado "Development of FSGS Following Anabolic Steroid Use in Bodybuilders" foi apresentado no ENCONTRO ANUAL DA SOCIEDADE AMERICANA DE NEFROLOGIA (American Society of Nephrology's 42nd Annual Meeting and Scientific Exposition) em 29 de outubro de 2009 em San Diego, Califórnia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário