Blog + Síntese + Apostila + Fichamento + Portifólio + Painel ou Espaço patologia + Extensão ou revisão sistematizada = 3,0 pontos
Prova prática + prova teórica = 7,0 pontos.
DESCRIÇÃO:
Criar um blog relacionado à disciplina (0,8). Cada grupo criará um blog (blogspot.com) relacionado à Patologia. Neste blog serão postadas matérias relativas e concomitantes aos conteúdos planejados para o período letivo. A cada semana deverão ser postadas ao menos sete matérias, não necessariamente com datas diárias, mas que correspondam a uma produção de uma matéria por dia. Não será permitido acumular matéria de uma semana para a outra. Poderão ser postadas quantas matérias o grupo desejar além do número mínimo. As matérias não podem ser simples reprodução de material já disponível na internet. Deverá o grupo criar material próprio sempre embasado em literatura, inclusive disponível na internet. Todos os membros do grupo devem conhecer o material postado em seu próprio blog, e qualquer membro poderá ser questionado em relação a este material a qualquer momento.
Manuscrever sínteses de cada assunto planejado (0,3). A cada aula, o estudante deverá ter feito um resumo manuscrito de estudo a partir das fontes indicadas pelo professor, às quais podem adicionar outras fontes. O resumo não tem um tamanho máximo definido, ficando a critério do estudante a sua extensão. Contudo, não pode ser inferior a duas laudas, e deverá ser apresentado ao professor para que seja anotado o seu acompanhamento. São dez temas na primeira unidade e sete temas na segunda unidade a serem sumariados de acordo com um cronograma em anexo. Devem ser apresentadas no dia da respectiva aula, não sendo registrada em outro momento. Em caso de falta a aula, a síntese pode ser entregue por um colega.
Apostila (0,3). Acompanhar as aulas, respondendo a apostila da discilpina. A apostila consistirá de estudos dirigidos. Serão dez na primeira unidade e sete na segunda unidade.
Fazer o fichamento de um artigo científico relacionado a patologia (0,3). Um fichamento por unidade. O fichamento deverá obedecer aos critérios técnicos de elaboração e deverá ser do tipo "ficha de esboço" (Marconi & Lakatos, 2009; p. 60; 65). O fichamento será feito de um artigo em português e publicado em periódico disponível no scielo.
Elaborar um portifólio (0,3). São, no mínimo, dez registros por unidade na constituição do portifólio. A elaboração de portifólio para registro das observações em sala de aula relativas ao conteúdo trabalhado, às relações desenvolvidas no processo de aprendizagem, às dinâmicas trabalhadas, além de atividades que ocorreram em espaços externos. O portifólio deverá ser montado em um plataforma Powerpoint da Microsoft ou em um álbum. Elaboração do portifólio envolverá as experiências de formação vividas por seu autor, pois trata-se de parte de sua biografia, procura o sentido sobre a experiência pessoal das práticas durante a disciplina através de fotografia, sonografia, desenhos, descrições, dentre várias possibilidades. Realize estes registros na elaboração de seu portifólio. A cada aula, um estudante será sorteado e seus portifólios apresentados. Assim, em cada aula, cada estudante terá que está sempre com seu material pronto para apresentar. Cada estudante sorteado terá até dois minutos para apresentar seu portifólio. A não apresentação do portifólio acarretará em não pontuação neste item. No final de cada unidade, deverá ser entre ao professor para ser avaliado. Os prazos de entrega são na primeira unidade 01 de outubro e, na segunda unidade, 30 de novembro.
Painel (0,5). Na primeira unidade. Os painéis serão montados folha de papel madeira branco de tamanho padronizado. Deverá ter a identificação do título do tema, nome do estudante, logotipo da FALA, identificação da disciplina e do professor, e conteúdo de acordo com o tema. Será exposto em espaço aberto entre os dias 14 e 18 de setembro de 2009.
Participar do II Espaço Patologia - Arte & Criatividade (0,7). Na segunda unidade. O tema nesta edição do Espaço Patologia será "um diálogo com o Cariri". (1) patologia apresentada na forma de arte do Cariri; (2) literatura de cordel; (3) epidemiologia do Cariri; (4) notícias do Cariri; (5) diagnósticos no Cariri. O material produzido será exposto no espaço coberto da FALS durante duas semanas (19 a 30 de outubro). O material deve contemplar assuntos relativos a disciplina de Patologia, trazenod informações sobre a etiologia, patogênese e alterações morfofuncionais adaptadas á temática em questão. Os trabalhos poderão ser realizados em material diversos, com a preocupação de não obstruir os espaços de trânsito interno. Serão da responsabilidade de cada estudante a colocação e a retirada do material nos prazos e espaços acordados. Cada trabalho deve conter as indicações dos nomes dos membros da equipe, professor e disciplina.
Extensão (0,5). Palestras sobre temas relevantes. Na primeira unidade. As palestras devem ser realizadas no espaço e datas acordados na disciplina, e devem ser registradas com fotografias, atas de assinatura do ouvintes da palestra, bem como assinatura do responsável pela instituição onde é realizada a palestra. A palestra deve ter duração mínima de 10 minutos. A palestar deve ser realizada por todos os estudantes, mas podem fazer duplas ou trios. Nestes casos devem ser realizadas duas ou três palestras, respectivamente.
Fazer uma revisão de literatura sistematizada (0,3). Relacionando patologia e seu curso. Na segunda unidade. Escolher um tema dos propostos e escrever uma revisão de literatura.
Prova (7,0). A prova é item obrigatório para a aquisição dos outros pontons. A não participação na prova (AV01 e AV02), em primeira chamada, resulta em não pontuação relacionada aos itens anteriores. A prova teórica terá valor de 5,0 pontos, enquanto a prova prática terá valor de 2,0 pontos. A prova teórica consistirá de uma prova escrita com quatro questões de múltiplas escolhas com valor de 0,5 pontos cada, e seis questões dissertativas com valor de 0,5 pontos cada. A prova prática consistirá de a identificação de imagens relacionadas à exame de anatomia patológica. Serão apresentadas 10 imagens que deverão ser reconhecidas e a informação requerida a cerca da imagem anotada em folha de resposta específica. A prova será com projeção de imagens utilizando o projeto de imagem (data-show) e programa Powerpoint. No dia da prova prática, os alunos serão divididos em grupos de até 10 pessoas. Serão expostas as imagens sequencialmente. As imagens serão expostas 3 vezes cada uma, e em cada exposição, cada imagem ficará disponível por 30 segundos. A reavaliação de uma prova escrita (recorreção) poderá resultar tanto em aumento quanto diminuição de notra quando observado erro na correção original!
Nenhum comentário:
Postar um comentário