segunda-feira, 14 de setembro de 2009

compromissos básicos


O PRAZER DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA - Descubra como é fácil e agradável elaborar trabalhos acadêmicos, editado pel HAGNOS, e escrito por ISRAEL BELO DE AZEVEDO, apresenta alguns princípios de comunicação.

Clareza - o texto deve ser escrito para se entendido; a dificuldade do leitor pode estar na compreensão do assunto, nunca na obscuridade do raciocínio do autor. Um pensamento claro gera um texto claro, escrito segundo a ordem natural do pensamento e das regras gramaticais.

Concisão - o texto deve dizer o máximo no menor número possível de palavras. Um autor seguro do que quer dizer não se perde em meio às suas palavras, que são um meio de dizer e não um fim. Para isto, o autor deve usar frases curtas e parágrafos breves.

Correção - o texto deve estar grafado corretamente, pontuado adequadamente e ter suas concordâncias regidas conforme as regras.

Encadeamento - tanto as frases como os parágrafos e os capítulos (ou partes) devem estar encadeados de modo lógico e harmônico. É recomendável também que os capítulos (ou partes) guardem algumas simetria na sua estrutura e dimensão.

Consistência - o texto deve usar os verbos nos mesmos tempos, preferencialmente na voz ativa, e os pronomes nas mesmas pessoas. Para se referir a sis enquanto pesquisadores, o autor deve escolher um tratamento (eu, nós, o pesquisador, -se) e ficar nele ao longo do trabalho.

Contundência - o texto deve ir direto ao assunto, sem circunlóquios, a fazer as afirmações de forma forte, não só para criar impacto, mas para marcar bem as suas posições.

Precisão - o texto deve buscar usar as palavras e conceitos nos seus sentidos universalmente aceitos ou definidos a priori. A ambiguidade não concorre para a compreensão; a exatidão dos termos é indispensável na comunicação científica.

Originalidade - Original não é o texto que dá cambalhotas (na cabeça do leitor), mas tão somente aquele redigido de modo autônomo, agradável e criativo; autônomo é o texto que não depende em demasia das fontes utilizadas mas procura reescrever de modo independente as idéias tomadas por empréstimo; agradável é o texto escrito de modo a despertar o interesse do leitor, e criativo é o texto capaz de dizer as coisas, até as já sabidas, numa perspectiva nova. Ser original é evitar o recurso fácil das frases feitas, dos lugares comuns e dos jargões profissionais.

Correção política - O texto deve dar atenção à noção do "politicamente correto", no uso de conceitos e palavras, para evitar o emprego de expressões de conotação etnocentrista, especialmente as de cunho sexista e racista.

Fidelidade - o texto deve ser escrito segundo parâmetros éticos, com absoluto respeito ao objeto de estudo, às fontes empregadas e aos leitores. Evidentemente ainda, os textos citados não podem ser usados para dizer aquilo que seus autores não quiseram. O texto usado pode e deve ser interpretado, mas não distorcido. Por isto, todas as elipses e todas as interpolação devem ser indicadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário