domingo, 6 de setembro de 2009

Pigmentação - aréola



Aréola & pigmentação
1.
"A base da papila mamária (mamilo) é envolvida por uma área discóide cutânea, a aréola, rosada nas mulheres caucasinas nulíparas e, em geral, fortemente pigmentada em raças e indivíduos mais melanizados. No segundo mês de gravidez, a aréola se torna maior e mais escura, marrom-escura na gravidez, com a intensidade da cor variando com a textura da pele; o grau de pigmentação diminui após a lactação, mas a aréola nunca retorna à sua cor original. Ela contém muitas glândulas areolares sebáceas, muito aumentadas na gravidez e lactação com "tubérculos" subcutâneos, cuja secreção oleosa é um lubrificante protetor durante a lactação. Algumas parecem intermediárias em estrutura entre as glândulas sebáceas e sudoríparas; outras (glândulas de Montgomery) são do tipo mamário, embora pequenas. Não existe gordura imediatamente abaixo da pele da aréola e papila."

Williams, P.L.; Warwick, R.; Dyson, M.; Bannister, L.H.. GRAY Anatomia. 37ª ed., Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1995. pag. 1361.

2.
Por meio de um estudo histológico da pele da mama (breast) e da aréola, utilizando técnica histoquímica (Masson-Fontana) e imunistoquímica (Mel-5), Dean et al. (2005) relataram que a quantidade melanina presente por extensão de membrana basal foi 2,14 vezes maior na pela da aréola que na pele da mama. A razão entre melanócitos e ceratinócitos foi de 1:9,7 na pele areolar versus 1:14,7 na pele da mama.

Dean N.; Haynes, J.; Brennan, J.; Neild, T.; Goddard, C.; Dearman, B.; Cooter, R.. Nipple-areolar pigmentation: Histology and potential for reconstitution in breast reconstruction. Br J Plast Surg. 2005, v.58, n.2, p.202-208.

Um comentário: